Como construir uma excelente equipa de trabalho

Saber trabalhar em equipa é um requisito cada vez mais valorizado pelas entidades empregadoras, e construir uma equipa eficiente dá trabalho.

Trabalhar em equipa significa que é preciso haver consenso, habilidades sociais e objetivos comuns, e ainda, tempo para a execução eficaz das tarefas.

Não há nenhum negócio que funcione sem pessoas. Através do trabalho em equipa conseguimos tirar partido das capacidades e habilidades individuais de cada pessoa, e alcançar os objetivos das empresas.

O trabalho em equipa pode contribuir, e muito, para a evolução profissional de cada trabalhador(a). O ponto principal do trabalho em equipa é a aceitação. Quando trabalhamos com pessoas distintas de nós, temos de aceitar as suas diferentes formas de pensar e utilizar as mesmas de forma positiva, de modo a alcançar os objetivos comuns.

O mercado laboral cada vez mais exige e preocupa-se em selecionar pessoas com capacidades de adaptação, flexibilidade e que consigam ver no outro uma oportunidade de novas aprendizagens, troca de conhecimentos e partilha de valores.

Seis pontos essenciais para ter uma excelente equipa:

  • Boa comunicação e confiança;
  • Autonomia de equipa, para que todos os membros se sintam parte integrante no projeto;
  • Delinear estratégias e métodos de trabalho. É essencial que todos os membros da equipa tenham o objetivo da equipa claro, e que percebam que cada elemento desempenha um papel fundamental para a concretização do mesmo;
  • Reconhecimento das capacidades individuais de cada membro da equipa;
  • Foco nas soluções para os problemas que podem surgir, como por exemplo conflitos entre membros. Toda a equipa deve estar consciente que cada um tem a sua responsabilidade de criar um ambiente de trabalho saudável;
  • Todas as vitórias e derrotas são da equipa, no entanto, é importante reconhecer o trabalho individual de cada elemento.

Nota:

Não perca a oportunidade e inscreva os(as) seus(uas) colaboradores(as) no Curso Liderança e Trabalho de Equipa.

“O talento vence os jogos, mas só o trabalho em equipa e a inteligência ganham campeonatos”, Michael Jordan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *