Caso Prático: O simulacro

Os simulacros refletem cenários reais de diferentes situações de emergência: incêndios, terramotos, inundações, entre outros acidentes.

Estes exercícios servem para que num cenário real se consiga lidar da melhor forma possível com sentimentos de pânico, de forma a evitar o agravamento dos danos provocados, ou até mesmo, a perda de vidas humanas.

O principal objetivo do simulacro é a prevenção e testar a operacionalidade do Plano de Emergência Interno (Medidas de Autoproteção de segurança contra incêndios), assim como, treinar os ocupantes dos respetivos espaços, de forma a que estes adquiram boas práticas face a todas as situações de emergência que possam ocorrer. É extremamente importante a criação de rotinas de avaliação da eficácia dos Planos de Emergência dos vários edifícios das empresas.

Como deve ser feita a preparação da evacuação?

Para planificar a evacuação deve-se ter em atenção as características intrínsecas a cada edifício, tais como: número e largura das saídas, localização, número, as idades e a mobilidade dos utentes do edifício e o ponto de encontro.

Com estas informações reunidas é possível determinar os pontos mais críticos dos edifícios, as saídas que devem ser utilizadas e as zonas de maior concentração de utentes no edifício.

Objetivos do simulacro:

  • Realizar um teste e avaliação de políticas, planos e procedimentos;
  • Identificar vulnerabilidades;
  • Identificar insuficiências nos recursos disponíveis;
  • Treinar todos os(as) colaboradores(as) para desempenharem os seus papéis e responsabilidades;
  • Desenvolver o desempenho individual.

Após a realização do exercício do simulacro deve ser feito um relatório conclusivo pelos observadores/avaliadores, de forma a identificar e corrigir possíveis questões técnicas que possam ter de ser reajustadas ou melhoradas.

Veja o vídeo para saber como fazer a evacuação em situação de emergência: https://www.youtube.com/watch?v=Q4DYxmC7Y3o

Para saber mais sobre este tema a MWL apresenta o Curso de formação Sensibilização para a Segurança Contra Incêndios em Edifícios

O objetivo do curso é sensibilizar/reforçar competências técnicas e comportamentais na área da organização de emergência.

Faça já a sua inscrição ou envie-nos um e-mail para mais informações: geral@mwl.pt

Do comportamento humano podem depender vidas, por isso é importante encarar a prática do simulacro com seriedade e responsabilidade!

Por Sara Abreu e Mayra Romão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *