Avaliação de desempenho…sim ou não?

A avaliação de desempenho é o processo de medir de forma qualitativa e quantitativa a performance e comportamento dos trabalhadores de determinada empresa/organização, tanto a nível individual como a nível coletivo.

O objetivo deste método é proporcionar um desenvolvimento profissional e pessoal, a todos os funcionários das empresas e organizações. Além disso, é um grande apoio para a área de Recursos Humanos das empresas, uma vez que, através desta avaliação os técnicos conseguem tomar decisões pertinentes a nível de bonificações, demissões, aumento de salários, necessidades formativas, entre outras.

Para que serve esta avaliação?

  • Identificar o contributo de cada trabalhador para a produtividade da empresa;
  • Identificar a qualificação real dos colaboradores;
  • Identificar em que medida as ações formativas têm contribuído para a melhoria do desempenho;
  • Promover o desenvolvimento dos colaboradores;
  • Melhorar o desempenho dos trabalhadores.

O processo de avaliação de desempenho:

1 – Definir objetivos

2 – Escolher um método de avaliação

3 – Redigir uma estrutura de avaliação

4 – Aplicar o método de avaliação e análise de resultados.

Quais os benefícios da avaliação de desempenho?

Para o trabalhador:

  • Conhecer as expetativas da empresa e da gestão de topo;
  • Identificar pontos fortes e fracos;
  • Trabalhar na melhoria constante do seu desempenho;
  • Autoavaliação e autocrítica;

Para o Superior Hierárquico:

  • Permite propostas para a melhoria do desempenho;
  • Esclarece se o desempenho está alinhado com as expetativas da empresa.

 Para a Empresa:

  • Avaliar o seu potencial humano no curto, médio e longo prazo;
  • Identificar os colaboradores que necessitam de formação;
  • Identificar potenciais trabalhadores para promoção, transferência ou demissão;
  • Facilitar e fortalecer o processo de Gestão de Pessoas e Desempenho.

Perante as vantagens destacadas, é benéfico para as empresas manterem este tipo de avaliação. Através desta, o ambiente de trabalho e a produtividade podem ser melhorados, pode ser feito um investimento para a formação, podem ser desenvolvidos métodos de remuneração, entre muitas outras vantagens.

A avaliação de desempenho permite que as empresas tenham oportunidade de criar equipas mais fortes e eficientes. Esta avaliação acaba por ser uma forma de identificar problemas organizacionais e os colaboradores poderão desenvolver as suas potencialidades, expor as suas dificuldades e serem mais felizes.

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