As situações perigosas em Obra

Os fatores de risco em obra são um assunto de extrema relevância para as empresas, e para os(as) seus(suas) respetivos(as) trabalhadores(as). A gestão de riscos de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, passa pela eliminação ou minimização das causas/consequências dos riscos, aos quais os trabalhadores das empresas estão expostos.

Na maior parte das vezes, é impossível eliminar totalmente os riscos profissionais, no entanto, é fundamental as empresas definirem como um objetivo estratégico o investimento equilibrado/funcional na segurança e saúde no trabalho, adotando medidas preventivas, de forma a prevenir, proativamente, a ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

O número de acidentes em obra é bastante elevado, em 2018 morreram em obra 41 trabalhadores e em 2019, conforme informação atualizada pelo site da ACT, no dia 1/4/2019, já morreram 11 trabalhadores.

Com o trabalho de acompanhamento de segurança em obra feito pela MWL nos últimos anos, podemos referir que estes números se devem ao deficiente conhecimento dos Donos de Obra, Entidades Executantes e Subempreiteiros das suas responsabilidades, em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, da importância de procederem corretamente, não estamos só a falar da obrigatoriedade no cumprimento dos requisitos legais mas também de todos começarem a respeitar/cuidar dos(as) seus(uas) trabalhadores(as). Este respeito e cuidado passam pela disponibilização de locais para a tomada de refeições, de casas de banho em numero suficiente, de locais para guardarem os seus pertences, aplicação de equipamentos de proteção coletiva de acordo com os condicionalismos existentes e fornecimento de equipamentos de proteção individual, não podemos deixar de referir que é extremamente importante os(as) trabalhadores(as) serem devidamente remunerados.

Quando um(a) funcionário(a) trabalha num ambiente seguro, o seu rendimento pode ser ainda maior por trabalhar de forma motivada e confiante. Desta forma podem ser evitados problemas para o(a) próprio(a) trabalhador(a) e para a empresa.

A MWL apresenta a Formação Básica de Segurança em Obra, com o objetivo de:

  • Sensibilizar/reforçar competências dos(as) trabalhadores(as) para reconhecerem e se protegerem dos riscos profissionais associados ao local de trabalho onde irão desenvolver as suas tarefas, de forma a prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

Programa:

  1. Atitudes proativas de segurança
  2. Princípios gerais da prevenção
  3. Práticas de trabalho seguro
  4. Máquinas e Equipamentos de Trabalho
  5. Escavações e trabalhos em valas
  6. Movimentação Manual de Cargas
  7. Segurança Contra Incêndio
  8. Agentes Químicos e Biológicos
  9. Ruido e Vibrações
  10. Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais

Inscrições: geral@mwl.pt ou https://forms.gle/X9VvnsyWVxPgBfdBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *