O Networking é uma ferramenta poderosa, quer para entrar no mercado de trabalho, quer para quem deseja desenvolver as suas competências na empresa onde trabalha.
É importante ter a noção de que no Networking existe troca de informação, conhecimentos e indicações que ajudam os(as) profissionais a criar uma boa rede de contactos e manter relações profissionais.
As hipóteses de conseguir boas oportunidades na vida profissional, são maiores para quem tem um Networking sólido. Nos encontros e eventos de Networking é fundamental tentar conectar-se com as pessoas, e levar informação relevante que faça com que não seja esquecido(a) e vice-versa, assim existirá oportunidade para uma possível futura parceria.
Por muito tempo, prevaleceu a ideia de que o Inglês era uma grande mais valia no mundo dos negócios, hoje em dia é essencial. Porém a aprendizagem de outros idiomas, como o Espanhol, tem-se revelado uma necessidade e um grande diferencial para as empresas.
Atualmente o número de falantes da língua Espanhola supera os 540 milhões distribuídos por 22 países da língua espanhola, o que nos faz afirmar que o Espanhol é das línguas mais faladas no mundo.
Razões para aprender espanhol:
- É uma das línguas mais faladas no mundo – O Mandarim, Espanhol e Inglês são os três idiomas mais falados no mundo;
- Ajuda na conquista de emprego – A língua espanhola é sem dúvida um diferencial a nível profissional. Ao dominar este idioma irá ter mais possibilidades de emprego;
- Favorece o Networking – Permite que se contrua uma boa rede de contactos profissionais e a criação de relações de parceria;
- Amplia fontes de conhecimento – Aprender espanhol permite ampliar significativamente o acesso à informação e ao conhecimento. Viajar por países de língua espanhola também é uma excelente forma de construir e adquirir novos conhecimentos, proporcionando um grande ganho cultural.
O Networking em Espanhol tem várias vantagens, entre as quais destacamos:
- Aumento da rede de contactos;
- Possibilidade de estabelecer parcerias a nível internacional.
Damos algumas dicas para apresentar o seu negócio em Espanhol:
- Apresente-se
Buenos días. Me llamo …
Esta mañana, me gustaría…
Me gustaría agradecer a todos por estar aquí…
- Diga algo que chame a atenção
¿Alguna vez has…?
¿Sabía usted que…?
Mira esto…
Las estadísticas muestran que…
¿Alguna vez has estado en la situación …?
- Apresente o tema da apresentação
Estoy aquí para hablar de…
Usted está aquí para escuchar acerca de…
Esta mañana les voy hablar de…
- Apresente o objetivo da apresentação
El propósito de esta presentación es…
Me centraré en…
Empezarí por…
Ante todo…
En primer lugar, me gustaría resumir los puntos principales de mi charla…
- Destaque um caso interessante ou utilize o humor
Para ilustrar este punto…
Un ejemplo de esto…
Un buen ejemplo es cuando…
- Apresente imagens ou dados
Como puedes ver…
Mira esto…
Me gustaría que centramos nuestra atención en…
- Faça um resumo dos tópicos abordados durante a apresentação
Para resumir…
Como has visto…
Finalmente….
- Pergunte se alguém tem questões
Estaré encantando de responder cualquier pregunta que pueda tener…
- Caso não entenda a questão da audiência, peça para esclarecer melhor
Lo siento, me perdí eso, ¿Podría repetirlo por favor?
Lo siento, no entiendo muy bien a qué te refieres, ¿podría explicarme eso, por favor?
- Agradeça e termine
Gracias a todos por su atención…