São vários os(as) profissionais que não conseguem fazer uma boa gestão de tempo no trabalho. A técnica Pomodoro permite aumentar de forma simples a produtividade no dia de trabalho e melhorar de forma contínua os resultados.
Por vezes, os(as) trabalhadores(as) sentem várias dificuldades em cumprir todos os prazos, manter a motivação e serem produtivos, o que acaba por trazer stress, ansiedade e maus relacionamentos interpessoais. A técnica Pomodoro é bastante simples e pode ajudar neste sentido, a conseguir melhorar o desempenho das funções dos(as) profissionais.
Este método Pomodoro foi desenvolvido nos anos 80, por Francesco Cirillo, com o intuito de encontrar a melhor forma de aumentar a sua produtividade, enquanto se dedicava aos seus estudos. O nome Pomodoro surgiu do popular cronómetro de cozinha em forma de tomate que o italiano utilizava para fazer a sua gestão de tempo.
Esta técnica consiste na utilização de um cronómetro, também conhecido como “Pomodoro timer”, que permite que o trabalho seja feito por blocos de tempos. Cada bloco de trabalho é dividido em 25 minutos e a tarefa deve ser executada sem lugar a qualquer interrupção. Assim que cada Pomodoro terminar, recomenda-se que seja feita uma pequena pausa de 5 minutos. Depois de ter completado 4 blocos de tempo, a pausa deve ser aumentada para meia hora.
Quais os benefícios da Técnica Pomodoro?
- Melhora o foco;
- Estimula a capacidade de concentração;
- Reduz distrações;
- Analisar de forma mais precisa o tempo e duração das tarefas;
- Aumenta a motivação;
- Aumenta o sentimento de conquista pela realização de cada tarefa;
- Diminui o stress e ansiedade;
- Ajuda a estabelecer rotinas;
- Estimula a criatividade e a memória;
- Aumenta a noção de responsabilidade;
- Menor desconforto físico devido às pausas frequentes.
Sente necessidade de fazer uma melhor gestão de tempo de forma a melhorar significativamente a sua vida profissional e pessoal? Saiba mais aqui.