A liderança mudou. A pandemia criou diferentes estilos de liderança onde os(as) líderes tiveram a responsabilidade de se adaptar a uma nova realidade de trabalho remoto. Agora são necessárias técnicas que permitam assegurar que as equipas e trabalhadores(as) individuais estão bem, assim como, analisar o que é possível fazer para melhorar.
Muitas empresas já tinham implementado esta dinâmica de Teletrabalho, onde davam a opção aos(às) trabalhadores(as) de desempenharem as suas funções a partir de casa, o chamado smartworking. No entanto, foram várias as empresas que viram esta opção como uma novidade desafiante.
A demonstração de confiança nos(as) colaboradores(as) é um dos aspetos mais importantes e que os(as) líderes devem ter em consideração. Todos(as) os(as) profissionais gostam de sentir confiança e responsabilidade no âmbito da sua atividade profissional.
É fundamental que os(as) líderes definam objetivos e prazos. Com o trabalho remoto, as equipas devem estar focadas nas tarefas e no tempo para a realização das mesmas. Deste modo aumentam a produtividade e motivação para o trabalho.
Fazer reuniões frequentes por videochamada é também muito importante para a dinâmica das equipas. As equipas estão habituadas a conviver presencialmente com os(as) colegas de trabalho, por este motivo, é fundamental uma boa comunicação e garantir bons relacionamentos interpessoais.
Os relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo são essenciais para que o clima organizacional se mantenha positivo. Quando existem maus relacionamentos interpessoais nas empresas, os(as) trabalhadores(as) são menos produtivos e o trabalho é ineficaz.
Quando trabalhamos à distância temos de melhorar a nossa escuta ativa, a produtividade, o respeito, e a disponibilidade para ouvir feedback.
5 Dicas para liderar a sua equipa em Teletrabalho:
- Mostre confiança nos(as) trabalhadores(as);
- Preocupe-se com cada colaborador(a) individualmente;
- Defina objetivos e prazos;
- Delegue tarefas;
- Comunique frequentemente com a equipa.