Como ser um excelente líder para uma equipa em Teletrabalho?

A liderança mudou. A pandemia criou diferentes estilos de liderança onde os(as) líderes tiveram a responsabilidade de se adaptar a uma nova realidade de trabalho remoto. Agora são necessárias técnicas que permitam assegurar que as equipas e trabalhadores(as) individuais estão bem, assim como, analisar o que é possível fazer para melhorar.

Muitas empresas já tinham implementado esta dinâmica de Teletrabalho, onde davam a opção aos(às) trabalhadores(as) de desempenharem as suas funções a partir de casa, o chamado smartworking. No entanto, foram várias as empresas que viram esta opção como uma novidade desafiante.

A demonstração de confiança nos(as) colaboradores(as) é um dos aspetos mais importantes e que os(as) líderes devem ter em consideração. Todos(as) os(as) profissionais gostam de sentir confiança e responsabilidade no âmbito da sua atividade profissional.

É fundamental que os(as) líderes definam objetivos e prazos. Com o trabalho remoto, as equipas devem estar focadas nas tarefas e no tempo para a realização das mesmas. Deste modo aumentam a produtividade e motivação para o trabalho.

Fazer reuniões frequentes por videochamada é também muito importante para a dinâmica das equipas. As equipas estão habituadas a conviver presencialmente com os(as) colegas de trabalho, por este motivo, é fundamental uma boa comunicação e garantir bons relacionamentos interpessoais.

Os relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo são essenciais para que o clima organizacional se mantenha positivo. Quando existem maus relacionamentos interpessoais nas empresas, os(as) trabalhadores(as) são menos produtivos e o trabalho é ineficaz.

Quando trabalhamos à distância temos de melhorar a nossa escuta ativa, a produtividade, o respeito, e a disponibilidade para ouvir feedback.

5 Dicas para liderar a sua equipa em Teletrabalho: 

  1. Mostre confiança nos(as) trabalhadores(as);
  2. Preocupe-se com cada colaborador(a) individualmente;
  3. Defina objetivos e prazos;
  4. Delegue tarefas;
  5. Comunique frequentemente com a equipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *