As implicações de uma má postura na saúde dos trabalhadores

Antes de começar a ler este artigo…Como está a sua postura? Está sentado ou de pé? E o seu pescoço está alinhado ou inclinado?A sua coluna está bem encostada à cadeira?Tem os pés bem assentes no chão?

Cerca de 80% da população mundial sofre com dores de coluna, e se não houver uma correção da postura, a tendência não é de melhoria.

São várias as consequências que resultam de uma má postura no trabalho. Se passa muitas horas em frente a um equipamento dotado de visor, como o computador, é normal que nem sempre mantenha a postura correta.

Quando isto começa a acontecer, o nosso corpo alerta-nos com dores prolongadas, dormência, diminuição da mobilidade, entre outros fatores.

As consequências de um má postura no local de trabalho:

  • Dores nas costas;
  • Problemas na visão;
  • Fadiga;
  • Tenossinovite;
  • Cifose torácica;
  • Entre outros.

A má postura também tem consequências na saúde mental, pode aumentar o cansaço dos(as) trabalhadores(as), isto porque alguns músculos estão em demasiado esforço em detrimento de outros.

Como manter a postura correta?

A Ergonomia é a ciência que estuda os dados antropométricos dos(as) trabalhadores(as), utilizado os mesmos para a adaptação dos postos de trabalho, e assim prevenir doenças profissionais, tais como as lesões músculo-esqueléticas e os acidentes de trabalho.

Assim o papel da Ergonomia passa por ser importante tanto para as pessoas cujas funções passam por estar horas seguidas em frente a equipamentos dotados de visor, como também para os(as) profissionais que permanecem na mesma posição durante longos períodos de tempo.

  1. Conheça a anatomia do seu corpo;
  2. Distribua o peso;
  3. Forme ângulos de 90º;
  4. Respeite a curvatura da lombar;
  5. Afaste as pernas;
  6. Mantenha os ombros para trás;
  7. Caso trabalhe com monitores olhe para o centro do mesmo;
  8. Faça pausas regularmente para se movimentar.

Como consequência da pandemia de Covid-19, já bem conhecida por todos, uma grande parte dos(as) profissionais continua em teletrabalho, o que levou a uma adaptação das condições e modificação dos postos de trabalho. É importante que seja encontrado um local específico em casa para exercer exclusivamente as funções de trabalho, e garantir que este reúne todas as condições necessárias para o desempenho da atividade em segurança.

Se pretende saber mais sobre este tema da Ergonomia no Posto de Trabalho, clique aqui.

Para mais informações contacte-nos: geral@mwl.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *