Se for confrontado(a) com uma situação de emergência, sabe o que dizer quando ligar para o 112?

Queremos sempre pensar que situações de emergência não irão ocorrer no nosso dia-a-dia, mas a preparação é a palavra de ordem para prevenir este tipo de situações.

O Plano de Emergência Interno (Medidas de Autoproteção) é um documento que descreve todas as situações de emergência possíveis de ocorrer nos locais de trabalho, e que requerem atuação imediata. Este plano tem de estar em constante atualização, de acordo com a possível evolução dos edifícios, componentes de trabalho, métodos e equipas de trabalho.

Os Primeiros Socorros consistem no tratamento inicial e temporário ministrado a acidentados(as) e/ou a vítimas de doença súbita, com o intuito de preservar a vida, diminuir a incapacidade e o sofrimento.

Todas as pessoas devem ter o Curso de Primeiros Socorros, sendo que a implementação correta das técnicas, pode impedir ações intempestivas, alertar e ajudar, e evitar o agravamento do acidente.

Por vezes ocorrem situações de emergência em que temos de ligar para o 112 mas ficamos em pânico e atrapalhados com a situação que estamos a presenciar. É fundamental saber o que se deve dizer, de forma clara e objetiva, neste tipo de situações. Isto porque, torna-se mais fácil para que haja uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e para que cheguem ao local os meios mais adequados.

O que deve dizer quando ligar para o 112?

  • Indique o género da situação;
  • Indique o número de telefone a partir do qual está a efetuar a chamada;
  • Refira a localização exata (para facilitar indique pontos de referência);
  • Indique a aparente gravidade da situação;
  • O número de pessoas a socorrer (assim como idade e género);
  • As queixas e sintomas (e possíveis alterações que observe);
  • Situações possíveis de ocorrer no local (por exemplo incêndios);
  • Desligue apenas quando o operador indicar.

Saiba que…

A forma como alguém é socorrido irá influenciar de forma drástica a sobrevivência e recuperação daquela vítima. Só quem está (in)formado irá conseguir levar a bom porto uma situação de riscos, na qual os primeiros socorros são fundamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *