O capital humano é o maior bem das empresas e organizações, como tal, deve ser feito um investimento, por parte das entidades empregadoras, nas questões relativas à proteção dos seus(uas) trabalhadores(as).
As doenças relacionadas com o trabalho são uma forte ameaça à qualidade de vida e bem-estar dos(as) trabalhadores(as). Atualmente as doenças mais comuns são as osteoarticulares e neuromusculares, bem como as do foro psicológico, o stress, a ansiedade, o Burnout. O stress é um problema cada vez mais frequente nas empresas, este afeta 1 em cada 3 trabalhadores(as).
As doenças profissionais são todas aquelas que resultam diretamente das condições de trabalho e provocam incapacidade do(a) trabalhador(a) exercer as suas funções, ou até mesmo morte.
As doenças profissionais em nada diferem das restantes doenças, salvo que têm a sua origem em fatores de risco existentes nos locais de trabalho.
O que diz o Código do Trabalho relativamente às doenças profissionais?
O Artigo 283º do Código do Trabalho diz que tanto o trabalhador como os seus familiares têm direito à reparação dos danos causados por via da doença profissional. Refere também que a doença pode originar uma indeminização, desde que se prove ser consequência do trabalho.
Existe uma longa lista quando abordamos o tema das doenças profissionais, no entanto, podemos agrupá-las por categorias:
- Doenças provocadas por agentes químicos;
- Doenças provocadas por agentes físicos;
- Doenças do aparelho respiratório;
- Doenças cutâneas;
- Doenças infeciosas e parasitárias;
- Tumores;
- Manifestações alérgicas das mucosas.
Como pode fazer a participação de uma doença profissional?
A participação do diagnóstico das doenças profissionais deverá ser elaborada no Departamento de Proteção contra Riscos Profissionais , pelo médico do trabalho ou outro, em todos os casos que se presuma a existência da doença.
Vídeo da DGS – Campanha de sensibilização para a participação da doença profissional
Se procura prevenir ou minimizar os efeitos das doenças profissionais na sua empresa/organização, sugerimos o Curso Fatores de Risco Psicossociais.
Para mais informações entre em contacto connosco: geral@mwl.pt