Regras a ter em conta para um local de trabalho seguro

Com a correria do dia-a-dia, por vezes, os(as) trabalhadores(as) esquecem-se de ter a atenção redobrada e gestos simples para assegurar a sua própria segurança, bem como a dos(as) seus(uas) colegas de trabalho.

Um local de trabalho seguro é um espaço onde todos(as) os(as) profissionais tomam atitudes conscientes e de prevenção para ajudar a manter a segurança nos mesmos.

Em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho todos(as) os(as) trabalhadores(as) têm obrigações a cumprir, como diz o Artigo 17º, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho. Indicamos de seguida algumas regras a serem cumpridas nos locais de trabalho, de acordo com este mesmo artigo.

 

Utilize sempre estas regras no seu local de trabalho:

  1. Analisar e compreender os riscos

Ter uma atitude proactiva é essencial, para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Todos(as) os(as) trabalhadores(as) devem conhecer os possíveis riscos e estar aptos(as) para agir em situações de emergência.

Faz parte das obrigações dos(as) trabalhadores, segundo o artigo 17º , “ a) Cumprir as prescrições de segurança e de saúde no trabalho estabelecidas nas disposições legais e em instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, bem como as instruções determinadas com esse fim pelo empregador; “ ; assim como “,b) Zelar pela sua segurança e pela sua saúde, bem como pela segurança e pela saúde das outras pessoas que possam ser afetadas pelas suas ações ou omissões no trabalho, sobretudo quando exerça funções de chefia ou coordenação, em relação aos serviços sob o seu enquadramento hierárquico e técnico.”

 

 

  1. Evitar o stress laboral

O stress no trabalho é algo normal de acontecer, no entanto, torna-se um problema quando é recorrente e atinge altos níveis. Muitas vezes os(as) profissionais sentem-se cansados e stressados no desempenho das suas tarefas, o que leva à diminuição da concentração e aumento de distrações, que podem originar consequências como acidentes.

 

  1. Pausas com frequência

É importante que os(as) trabalhadores(as) priorizem as tarefas mais importantes para momentos onde sintam que a sua concentração é mais elevada. Fazer pausas com frequência ao longo dia de trabalho é extremamente importante para aliviar momentos de stress, aumentar a produtividade e a concentração.

 

  1. Utilizar equipamentos de proteção

Determinadas profissões exigem a utilização de equipamentos de proteção individual, para garantir a proteção do(a) trabalhador(a). As empresas são obrigadas, por lei, a fornecer gratuitamente estes equipamentos para a realização de atividades. A escolha dos equipamentos mais adequados requer uma avaliação dos riscos consoantes os locais e as tarefas dos(as) profissionais.

Tal como indica a alínea c) do artigo 17º é obrigação dos(as) trabalhadores(as) “Utilizar corretamente e de acordo com as instruções transmitidas pelo empregador, máquinas, aparelhos, instrumentos, substâncias perigosas e outros equipamentos e meios postos à sua disposição, designadamente os equipamentos de proteção coletiva e individual, bem como cumprir os procedimentos de trabalho estabelecidos”.

 

  1. Comunique todos os problemas

As chefias têm a obrigação de garantir locais de trabalho seguros, por esse motivo, é fulcral que os(as) trabalhadores(as) comuniquem todas as situações relevantes e todos os possíveis riscos que observem. O trabalho de equipa tem como resultado um ambiente de trabalho livre de riscos. Assim como refere a alínea e) do artigo referido anteriormente “Comunicar imediatamente ao superior hierárquico ou, não sendo possível, ao trabalhador designado para o desempenho de funções específicas nos domínios da segurança e saúde no local de trabalho as avarias e deficiências por si detectadas que se lhe afigurem susceptíveis de originarem perigo grave e iminente, assim como qualquer defeito verificado nos sistemas de proteção.”

 

 

 

As empresas já perceberam que é primordial preocuparem-se com a Segurança e Saúde dos(as) seus(uas) colaboradores(as), para garantir a integridade dos(as) mesmos(as) e possibilitar melhorias contínuas de resultados.

A Consultoria em SST é extremamente importante, para oferecer auxílio às empresas e avaliar e prevenir possíveis riscos de acidentes ligados aos locais de trabalho.

Para saber mais entre em contacto: geral@mwl.pt

 

 

 

 

 

 

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