Todas as empresas têm o dever e obrigação de garantir a integridade física e mental dos(as) seus(uas) colaboradores(as). No entanto, os(as) profissionais devem individualmente contribuir para as medidas de proteção asseguradas pela empresa, não tendo comportamentos de risco no ambiente laboral.
Os Fatores Humanos estão diretamente relacionados com os fatores ambientais, organizacionais e de trabalho, e também com todas as características dos indivíduos que podem influenciar o comportamento no meio laboral, e prejudicar a Segurança e Saúde.
Um comportamento de risco é o nome dado à conduta de um indivíduo que age impulsivamente e sem considerar as possíveis consequências do seu ato, expondo-se a situações de risco e perigo. Este tipo de comportamentos podem acontecer por variados motivos, tais como:
- Inconsequência;
- Transtornos mentais;
- Utilização de substâncias químicas;
- Exercer funções sem capacitação;
- Não utilizar Equipamentos de Proteção Individual;
- Desconcentração;
- Ritmo acelerado de Trabalho;
- Entre outros fatores.
Perante este tipo de comportamentos é fundamental que os responsáveis das equipas de trabalho estejam atentos, de modo a garantir a proteção de todos(as) os(as) profissionais. Desta forma é possível evitar os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.
Os acidentes de trabalho são muito frequentes em algumas empresas, por vezes o tipo de acidentes até é repetido de forma similar. É importante lembrar que o ser humano erra. Por este motivo é importante que se minimize o risco, e se garanta a qualidade das instalações, do trabalho, a Saúde e a Segurança de todos(as) os(as) trabalhadores(as).