São várias as empresas que adotam a prática de melhoria contínua com o intuito de aperfeiçoar os seus produtos, serviços e processos.
A melhoria contínua é essencial para as empresas melhorarem o seu desempenho e fortalecerem a sua presença no mercado.
Primeiramente, antes de ser implementado qualquer método de melhoria continua é importante que seja realizado um Diagnóstico de Qualidade. Este diagnóstico tem como objetivo o conhecimento dos pontos fortes das empresas, bem como todos aqueles que precisam de ser melhorados.
Existem inúmeras ferramentas para ajudar na criação do Diagnóstico de Qualidade, estas vão deste a intuição até às mais sofisticadas análises estatísticas.
Existem algumas empresas que aplicam práticas de melhoria contínua no seu dia-a-dia de trabalho, de forma a conseguirem implementar resultados mais eficazes:
- Foco – O foco é importante para que as ações desenvolvidas tenham um desempenho mais efetivo;
- Saber medir o desempenho – Para se obter sucesso com a melhoria contínua, as empresas têm de saber onde estão e para onde vão. Para isso é necessário definir indicadores, uma vez que só se consegue melhorar o que se consegue medir;
- Padronização – Padronizar os processos, produtos e serviços, de forma a alcançar o aperfeiçoamento e identificar os elementos que podem ser melhorados;
- Conhecimentos sobre técnicas e ferramentas – É importante dominar pelo menos uma técnica para a melhoria contínua. Por exemplo o modelo de melhoria diz que para existir melhoria tem de existir mudança.
- O que queremos melhorar? (Foco)
- Como sabemos que a mudança resultou em melhoria? (Indicadores e métricas)
- Que mudanças podemos implementar para a melhoria? (Ações)
Com a melhoria contínua as empresas podem alcançar resultados incríveis, tais como: aumento do fluxo de vendas, diminuição dos custos de produção, conquistar a confiança dos(as) seus(uas) clientes e “ficar à frente” da concorrência.
Quais os métodos mais conhecidos?
CICLO PDCA
P– Plan; D – Do; C– Check; A– Act
O método PDCA é muito utilizado por empresas que desejam melhorar o seu nível de gestão através do controlo eficiente de processos e atividades internas e externas, da padronização de informações e redução dos erros na tomada de decisões importantes.
BPM (Business Process Management)
O objetivo do BPM é integrar a estratégia da empresa/organização às expectativas e necessidades dos(as) clientes. Com a gestão de processos, a empresa é capaz de analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais efetividade, ganhando competitividade no mercado.
KAIZEN
O método KAIZEN é uma filosofia japonesa voltada para a melhoria contínua em todas as dimensões da vida das pessoas, quer no aspeto familiar, social, pessoal ou profissional.
Este método defende que todos os dias de trabalho nas empresas devem sofrer uma melhoria, tanto ao nível da estrutura organizacional, como na vida dos(as) trabalhadores(as). Este método ganhou uma notoriedade global, por ser um sistema de gestão que tem como consequência resultados excelentes.
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”
Diagrama de Processos
O diagrama de processos mostra de forma esquemática (semelhante a um fluxograma, mas mais detalhado) as tarefas a serem realizadas, os responsáveis por essas tarefas, a ordem para a realização das mesmas, as decisões e critérios a serem tomadas, e ainda, a data de início e fim do processo.
Tome nota:
Atualmente vivemos num mercado bastante competitivo, por isso é extremamente importante que as empresas definam uma estratégia para ganhar vantagem competitiva, melhorar o seu posicionamento no mercado, aumentar a produtividade, entre outros fatores. Por este motivo a Certificação da Norma ISSO 9001:2015 tem sido cada vez mais procurada pelas empresas.
Se pretende saber mais informações envie-nos um e-mail: geral@mwl.pt