O Sistema de Gestão de Qualidade é uma ferramenta estratégica que inclui um conjunto de elementos interligados na organização de uma empresa. Inclui processos e procedimentos específicos que têm como objetivo assegurar a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos pelas empresas, atendendo às expectativas dos consumidores.
A norma mais conhecida e adotado pelas mais variada empresas de sucesso é a conhecida Norma ISO 9001. Esta norma é um instrumento que têm como objetivo ajudar os (as) gestor(as) a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro das empresas.
Para garantir a qualidade dos produtos/serviços é fundamental a atenção aos pormenores e detalhes. Mas também existem alguns princípios que devem ser seguidos para que as empresas garantem essa qualidade:
- Foco no cliente – Todas as empresas para garantir o sucesso têm de se focar nos(as) clientes e em satisfazer as suas necessidades, e preferencialmente exceder as suas expectativas.
- Liderança- Uma boa liderança é fundamental para garantir o sucesso de qualquer empresa. Os (as) líderes devem preocupar-se em criar um ambiente interno onde todos estejam envolvidos, empenhados e motivados para atingir os objetivos das empresas.
- Envolvimento – As pessoas são a essência das empresas. São os(as) profissionais capacitados e envolvidos com a missão da empresa, de mãos dadas com as boas práticas aplicadas e um bom ambiente interno, que contribuem para o sucesso da mesma.
- Abordagem por processos – Quando os recursos e métodos são geridos como processos, os resultados são mais eficazes. Desta forma também é possível metrificar resultados, e saber as atividades que estão a ser bem sucedidas e as que estão a correr menos bem, de forma a que sejam melhoradas.
- Abordagem sistemática – A visão sistémica permite que os processos estejam interrelacionados como um sistema, o que contribui para que a empresa alcance resultados eficazes, e também para que seja possível realizar melhorias.
- Melhoria contínua – É fundamental que os processos estejam em constante evolução, de modo a acompanhar as necessidades dos(as) clientes. O aprimoramento dos produtos/serviços e tudo o que estes envolvem, é necessário para as empresas serem diferenciadas e competitivas.
- Monitoramento – O monitoramento é imprescindível para garantir uma gestão e uma melhoria contínua eficaz. Todas as empresas têm de fazer o controlo detalhado dos resultados de forma a encontrarem possíveis lacunas que podem estar a impedir o crescimento dos negócios.
- Bons relacionamentos interpessoais – É importante que os líderes estejam atentos à questão dos bons relacionamentos em toda a empresa. Seja com clientes, colegas, fornecedores, os bons relacionamentos são uma boa chave para acrescentar mais valor aos produtos/serviços oferecidos aos clientes.
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