O principal objetivo do plano de intervenção formativa é o desenvolvimento do potencial humano face às necessidades presentes no mercado laboral, através da preparação e qualificação dos(as) profissionais.
A qualificação dos(as) trabalhadores(as) é fundamental, quer seja para progredirem profissionalmente ou modificar/melhorar o rumo das suas carreiras.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, o que implica que os(as) profissionais estejam melhor preparados(as) para as mudanças que ocorrem frequentemente nos seus locais de trabalho. A qualificação profissional permite que os(as) colaboradores(as) conquistem o sucesso nas suas carreiras.
Quais as 6 etapas para elaborar um plano de intervenção formativa?
- Identificação das necessidades – Nesta primeira fase é elaborado um documento com todas as informações relativas às necessidades da formação, ou seja, perceber se a formação a ser realizada será importante para uma possível evolução na carreira, evolução das qualificações, melhoria das funções desempenhadas em determinados departamentos, entre outros.
- Descrição das ações de formação – A segunda etapa consiste na apresentação de objetivos específicos da ação formativa, temas a serem abordados, número previsto de formando(as) e a duração da formação.
- Duração da formação profissional – De seguida é realizado um planeamento relativo à duração e datas previstas para a ação formativa.
- Orçamentos – Na quarta etapa são definidos os custos da formação, nomeadamente, remuneração do(s) formador(es), aluguer do espaço, custos de deslocação e da própria ação formativa.
- Pesquisa de mercado – Na quinta fase é feita uma pesquisa de mercado se forma a encontrar empresas que desenvolvam formação profissional. Aposte nas empresas certificadas, uma vez que a formação tem mais credibilidade.
- Implementação e controlo – Na última fase do processo são elaborados os ajustes necessários para a ação formativa, tais como, datas e outros fatores a considerar.
A MWL apresenta o curso Gestor da Formação
Objetivos gerais:
No final da formação os(as) formandos(as) estarão aptos nos seguintes pontos:
- Conhecer o contexto normativo da formação profissional;
- Compreender os princípios da gestão e coordenação pedagógicas e atividades formativas;
- Planear, executar, gerir e avaliar os programas e ações formativas;
- Conhecer o processo de certificação das entidades formadoras.
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