Já recarregou baterias? Prepare um regresso ao trabalho mais produtivo

Regressar à rotina de trabalho depois de um período de férias, nem sempre é fácil para muitos(as) profissionais. Isto acontece porque depois de determinado tempo sem terem o despertador a tocar para ir para o trabalho, os(as) trabalhadores(as) já nem se lembram do que é passar 8 horas sentados em frente a um computador.

Existem algumas dicas que devem ser implementadas pelos(as) profissionais, nesta fase de voltar a colocar as rotinas em ordem, que os(as) podem ajudar a ser mais produtivos e trabalhar de forma mais eficaz.

Antes de mais é importante salientar que a produtividade não é termos infinitas listas de tarefas para executar ao longo do dia, conseguirmos cumpri-las e chegarmos ao final do dia exaustos. A produtividade trata-se de realizarmos determinadas tarefas, de forma priorizada, num espaço de tempo e de modo eficiente.

Se ainda acha que fazer multistasking é ser produtivo, tire essa ideia da mente. A expressão “rápido, muito e bem não há quem” não podia ser mais acertada. Muitos(as) trabalhadores(as) quando voltam de férias julgam já ter as baterias carregadas e entram em modo multitasking, o que não podia ser mais errado, isto porque, em poucos dias vão sentir-se esgotados(as) novamente e desejar que o período de férias volte.

 

 

 

 

O que fazer para ser mais produtivo no regresso ao trabalho:

  • Planeamento semanal

Pense em todas as tarefas semanais que tem para realizar e coloque-as num papel ou computador. O planeamento direciona-nos para a concretização de metas e objetivos que queremos alcançar e evita o desperdício de tempo em tarefas que não são prioritárias.

 

  • Priorizar tarefas

Após efetuar o planeamento semanal é importante priorizar as tarefas. Este é um método eficaz para rever as tarefas que ficaram pendentes e aquelas que pode delegar.

 

  • Organizar ou modificar o espaço de trabalho

Organizar o espaço de trabalho ou modificar a decoração do mesmo renova as energias e melhora a nossa motivação e produtividade. Lembre-se que menos é mais, por isso deixe só na sua secretária de trabalho o que é essencial para desempenhar as suas funções.

 

  • Reveja hábitos e altere-os se necessário

Devemos encarar o regresso ao trabalho como uma oportunidade de mudança para sermos melhores, e deixarmos hábitos que nos prejudicam de lado. Reflita sobre os aspetos que pode melhorar para se sentir emocionalmente melhor durante o seu dia de trabalho.

 

  • Aprenda a desligar

Em determinadas fases o excesso de trabalho não nos deixa desligar e separar a vida profissional da vida pessoal. Estabeleça regras para cumprir o seu horário de trabalho e tenha momentos de lazer e descanso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *