Cada vez mais investir na formação profissional dos(as) trabalhadores(as) é visto como um meio para a valorização do capital humano, e não apenas um mero cumprimento da legislação do Código de Trabalho. A formação é vista como um investimento com retorno.
Apresentamos em seguida um conjunto de vantagens de investir na formação profissional:
- Investimento com retorno – Apostar em trabalhadores(as) qualificados, é o caminho para atingir o sucesso das empresas. A formação deverá ser considerada como uma necessidade intrínseca.
- Mais conhecimento – Ao realizarem ações de formação profissional os(as) colaboradores(as) obtém mais conhecimentos e novas ferramentas que lhes permitem evoluir no mercado de trabalho.
- Aumento da produtividade – A formação profissional permite aumentar os níveis de produtividade e manter os(as) trabalhadores(as) mais motivados para o desempenho das suas funções diárias.
- Atualização da informação – A informação está sempre em constante atualização, por isso com a formação profissional, os(as) formandos ficam com conhecimentos mais atualizados.
Por ano, as empresas devem garantir que os(as) seus(uas) trabalhadores(as) têm no mínimo 40 horas de formação contínua. A melhoria do desempenho dos(as) colaboradores(as) é cada vez mais importante para as empresas atingirem os seus objetivos e o sucesso dos negócios.
Em Portugal, a formação profissional é cada vez mais uma prioridade. O paradigma da formação profissional está em constante mudança e esta é cada vez mais vista como uma fonte de valorização das pessoas e empresas. A formação é fundamental para todos(as) os(as) profissionais que pretendem crescer profissional e pessoalmente, e para garantir a competitividade das empresas.
Os(as) trabalhadores veem este tipo de formação em determinada área como uma mais-valia diferenciadora na execução eficaz das suas funções, e que esta também assume um papel determinante para fomentar futuras oportunidades na carreira.
Qual a responsabilidade das entidades formadoras certificadas?
- Planificar a sua atividade;
- Garantir a realização dos projetos formativos;
- Dispor de recursos humanos qualificados com as competências técnicas e pedagógicas adequadas às formações;
- Assegurar os espaços físicos e equipamentos para as ações formativas;
- Assegurar o atendimento permanente dos formandos, formadores e outros clientes;
- Fazer a divulgação das formações;
- Emitir certificados de participação aos formandos;
- Dispor de um regulamento de funcionamento da formação;
- Avaliar e rever frequentemente a forma como presta os seus serviços;
- Tratar de reclamações que possam surgir e lhes sejam exigidas;
- Ser exigente com os resultados alcançados, e dispor e acompanhamento pós-formação,
- Garantir a articulação da equipa formativa e formandos.
Entre em contacto connosco e faça um plano de formação à medida da sua empresa para 2021.
“O desafio é conseguir que pessoas comuns tenham desempenhos incomuns”. – Peter Drucker