Estatísticas dos Acidentes de Trabalho em Portugal

Um acidente de trabalho, é aquele que se verifica no local e tempo de trabalho, que produz uma lesão corporal, perturbação funcional ou doença que resulta da consequência da redução na capacidade de trabalho, ou morte.

Sempre que ocorra um acidente de trabalho mortal ou nas situações de acidente de trabalho, em que o(a) trabalhador(a) sofra uma lesão física grave, este deve ser comunicado à ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), nas vinte e quatro horas seguintes à sua ocorrência.

Segundo a Lei nº 102/2009, de 10 de setembro, quando ocorre um acidente de trabalho, é responsabilidade do empregador investigar o mesmo. O Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho/ Serviços de Saúde Ocupacional implementam a análise do acidente ocorrido. O objetivo desta investigação e análise é encontrar as causas que contribuíram – de forma direta ou indireta – para o acidente, e desta forma, prevenir a existência de outras situações futuras de risco.

O(a) trabalhador(a) que sofreu o acidente, tem de informar o seu superior hierárquico, recorrendo ao impresso “Participação e qualificação de acidente de trabalho”. Os acidentes de trabalho mais frequentes em Portugal são as quedas e soterramentos. Sendo que as principais causas passam pelo facto dos(as) trabalhadores(as) não utilizarem os Equipamentos de Proteção, ou não os utilizarem da forma mais correta.

Outros fatores que se verificam nas causas de acidentes de trabalho são:

  • Fadiga – Cansaço extremo e tempo de descanso insuficiente;
  • Hipoglicémia – Falta de uma boa alimentação;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas.

A imagem seguinte apresenta os dados estatísticos relativamente a Acidentes de Trabalho ocorridos em Portugal

Fonte: ACT – Autoridade para Condições do Trabalho.
Dados referente ao ano de 2016. Atualização e disponibilização 23 de Outubro 2018

Podemos verificar que no ano de 2016 houve uma redução dos acidentes de trabalho com consequências mortais. O setor de atividade com mais acidentes de trabalho – indústria transformadora –  com cerca de 24,5% de acidentes. No setor especifico da construção verificamos cerca de 26,8% de acidentes com consequências mortais. Os acidentes concentram-se nas micro e pequenas empresas.

 Cerca de 18,1% dos acidentes de viação ocorridos durante o tempo de trabalho tiveram efeitos mortais. Podemos concluir, que as idades das vítimas variam entre os 35 e 54 anos.

PREVENIR ACIDENTES É DA RESPONSABILIDADE DE TODOS!

Saiba como prevenir acidentes no seu local de trabalho

  • Siga todas as regras de segurança quando realiza as suas funções no local de trabalho;
  • Mantenha o seu local de trabalho organizado;
  • Informe-se relativamente aos riscos e cuidados a ter nas tarefas que desenvolve;
  • Participe nas ações/cursos de formação, relativos à Segurança e Prevenção de riscos, que a sua empresa oferece.
  • Utilize corretamente os Equipamentos de Proteção Coletiva e os Equipamentos de Proteção Individual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *