Quando uma equipa trabalha em sincronia, os resultados são alcançados mais rapidamente. Além disso é possível que os(as) trabalhadores(as) ampliem os seus conhecimentos, devido à troca de ideias e partilha de experiências e visões, acabando por aprender uns com os outros.
Nas empresas, o trabalho em equipa é fundamental. Para que uma equipa funcione bem, todos(as) os(as) colaboradores(as) têm de exercer as suas funções específicas da melhor maneira possível.
A troca de opiniões e diferença de pensamentos entre os membros da equipa é essencial para a resolução de problemas e alcance de metas e objetivos. Quantas mais perspetivas uma equipa tiver sobre determinado problema, chegará mais fácil e rapidamente ao encontro da solução.
Por vezes, em certas empresas, não é fácil trabalhar em equipa. Isto acontece porque existem conflitos de interesses, opiniões ou a incapacidade de partilhar certas ideias, o que tem como consequência a diminuição do desempenho do grupo.
Vantagens do trabalho em equipa:
- Permite lidar com novos desafios;
- Faculta o enriquecimento pessoal;
- São atribuídas responsabilidades a cada membro;
- Fomenta o espírito de entreajuda;
- Permite uma maior eficácia na empresa.
7 Dicas essenciais para um bom trabalho em equipa
- Ter uma missão bem definida – Todos os membros da equipa devem saber quais são as metas e objetivos traçados;
- Comunicação eficiente – A assertividade é uma habilidade essencial para uma boa comunicação. Uma comunicação eficiente pode ser considerada a chave para o sucesso do trabalho em equipa;
- Proatividade – Para um bom trabalho de equipa é necessário que os(as) colaboradores(as) sejam capazes de identificar problemas, e mais importante, tomar atitudes e oferecer soluções para obter melhores resultados, e da forma mais rápida.
- Liderança participativa – Participar em reuniões importantes, atribuir tarefas, avaliar o progresso e orientar a equipa é essencial para atingir resultados expectáveis;
- Ambiente saudável – Um ambiente onde todos(as) se sintam confortáveis para comunicar, expressar opiniões e agir, é um ponto chave;
- Respeito – O respeito é a base de tudo. Os(as) trabalhadores(as) que não saibam respeitar os(as) seus (suas) colegas de trabalho, dificilmente terão um bom relacionamento. É importante que sejam desenvolvidas habilidades como a empatia, e construir uma convivência saudável entre colegas;
- Avaliação da equipa – Todos os membros da equipa devem ser capazes de examinar e melhorar continuamente os seus processos e as interações na mesma. Deve ser feita uma reunião, com o intuito de avaliar o progresso da equipa no que respeita à realização de tarefas para atingir a missão definida.
O trabalho em equipa gera mais resultados do que qualquer atividade que seja realizada de forma individual. Atualmente, é considerado um dos principais requisitos para as empresas quando procuram profissionais de trabalho. No entanto, trabalhar em equipa, aceitar diferentes opiniões, aprender a lidar com relações interpessoais, saber ouvir, desenvolver empatia e saber expor opiniões, são benefícios para o desenvolvimento pessoal. Trabalhar estas competências possibilita o aumento da autoestima e autoconfiança, o que melhora significativamente a qualidade de vida de cada indivíduo.
A MWL Formação e Consultoria, apresenta o Curso Equipas Eficazes:
Objetivo do curso:
Este curso permitirá que todos(as) os(as) formandos(as):
– Consigam identificar as principais características presentes nas equipas eficazes, reconhecer a importância da comunicação para o funcionamento da mesma e a forma de gerir eficazmente uma equipa.
Inscrições: geral@mwl.pt ou https://forms.gle/WxE21KiUKUz7mtb37