COVID -19 | SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PARA TRABALHADORES EM TELETRABALHO

O Teletrabalho é agora uma realidade para muitos de nós. A pandemia do Covid-19 levou várias empresas a implementarem o teletrabalho como medida de segurança. Tome nota de algumas dicas úteis para os(as) trabalhadores(as) que estão atualmente a exercer as suas funções a partir de casa.

  • Proteger os(as) trabalhadores(as) em Teletrabalho

Como empregador, tem as mesmas responsabilidades de Saúde e Segurança com os(as) trabalhadores(as) em Teletrabalho, como para qualquer outro(a) trabalhador(a).

Quando tem trabalhadores em Teletrabalho, de forma permanente ou temporariamente, como empregador, deve verificar:

  1. Como manter o contacto com os trabalhadores?
  2. Quais as atividades que os(as) trabalhadores(as) desenvolverão? E por quanto tempo?
  3. Esse trabalho pode ser feito em segurança?
  4. São necessárias medidas preventivas para proteger os(as) trabalhadores(as)?
  • Trabalho solitário e sem supervisão

Há sempre riscos para trabalhadores(as) solitários, sem supervisão direta ou sem alguém para os(as) ajudar se algo errado acontecer.

Mantenha o contacto com os(as) trabalhadores(as) solitários, incluindo os que trabalham a partir de casa, e garanta um contacto regular, para garantir que os(as) trabalhadores(as) se sintam saudáveis e seguros.

Se o contacto for muito reduzido ou inexistente, os(as) trabalhadores(as) podem sentir-se desconectados, desmotivados, isolados ou abandonados. Isto pode influenciar vários níveis de stress e ansiedade.  

  • Trabalho com equipamentos dotados de equipamentos com visor

Para todos(as) os(as) trabalhadores(as) que trabalham a partir de casa a longo prazo, os riscos associados à utilização de equipamentos dotados de visor devem ser controlados.

Isso inclui fazer a avaliação do local de trabalho em casa. No entanto o risco não é tão elevado para aqueles que trabalham a partir de casa temporariamente. Portanto, nestas situações o empregador não precisa de fazer a avaliação do local de trabalho em casa.

Existem algumas etapas simples que podem executar para reduzir os riscos do trabalho com equipamentos dotados de visor:

  1. Interromper longos períodos de trabalho com equipamentos dotados de visor;
  2. Trabalhar com intervalos de descanso (pelo menos 5 minutos a cada hora);
  3. Alterações na atividade, evitando posturas estáticas e mudando de posição regularmente;
  4. Evitar a fadiga ocular, alterando o foco ou piscando os olhos de tempos a tempos.
  • Necessidades de Equipamentos Dotados de Visor

Os empregadores devem tentar atender a essas necessidades sempre que possível.

Para alguns equipamentos (por exemplo teclados, ratos, monitores), isso pode significar permitir que os(as) trabalhadores(as) levem os equipamentos para casa.

Para outros itens maiores (por exemplo, cadeiras ergonómicas, mesas ajustáveis em altura), incentive os(as) trabalhadores(as) a tentar outras maneiras de criar um ambiente de trabalho confortável (por exemplo, almofadas de apoio).

  • Stress e Saúde mental

O trabalho em casa pode causar stress relacionado ao trabalho e afetar a saúde mental dos(as) trabalhadores(as). Estar longe da chefia e dos colegas pode dificultar o suporte adequado.

  • Mantenha o contacto

Coloque os procedimentos em prática para manter o contacto direto com os(as) trabalhadores(as) em Teletrabalho, para que possa reconhecer sinais de stress o mais rápido possível.

Também é importante ter um ponto de contacto de emergência e partilhá-lo para que os(as) trabalhadores(as) saibam como obter ajuda se precisarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *