Como ter uma comunicação empresarial eficaz e melhorar resultados?

Num mercado laboral, onde a competitividade é cada vez mais global, a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica determinante para qualquer negócio, em qualquer área de atividade.

Desde sempre que a comunicação é algo que faz parte do desenvolvimento dos seres humanos, e no mundo dos negócios não é diferente. Para uma empresa sobreviver e destacar-se da concorrência, a comunicação é um elemento chave.

A Comunicação empresarial é fundamental para garantir que as equipas trabalham de forma conjunta e alinhada com os objetivos da empresa. Todos(as) os(as) trabalhadores(as) devem sentir que são parte integrante da empresa e devem estar em sintonia com o posicionamento, missão e valores da empresa.

Estabelecer uma comunicação empresarial eficaz pode ser um desafio bastante exigente. A comunicação empresarial baseia-se assim, no processo de comunicação entre a empresa e o público interno e externo. Para que as empresas consigam desenvolver a sua comunicação, é necessário fazer um planeamento, analisar e agir de acordo com as necessidades encontradas.

É importante salientar que a comunicação empresarial não se trata apenas de conhecer bem o público externo das empresas (clientes), mas é também fundamental, conhecer o público interno. Afinal, são os(as) trabalhadores(as) o maior valor das empresas, e quem trabalha diariamente para entregar resultados aos(às) consumidores(as).

 

A comunicação empresarial pode ser interna ou externa:

 – Interna – a comunicação interna trata-se da transmissão de mensagens dentro da própria empresa/organização. O objetivo desde tipo de comunicação é manter todos(as) os(as) trabalhadores(as) informados(as) sobre todos os assuntos da empresa.

Externa – a comunicação externa é feita para vários recetores, tais como, clientes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviço ou sociedade no geral. A comunicação é feita para agentes externos à empresa.

 

3 Motivos para apostar na Comunicação empresarial:

  • Melhorar a imagem da empresa – a reputação da empresa é essencial para aumentar a confiança dos(as) clientes, parceiros, fornecedores, trabalhadores e comunidade em geral.
  • Aumento da produtividade – as empresas que têm uma comunicação de excelência, têm trabalhadores(as) mais produtivos e motivados com as tarefas que executam no seu dia-a-dia de trabalho.
  • Melhores relacionamentos interpessoais – uma boa comunicação tem o poder de transformar o clima organizacional e melhorar os relacionamentos interpessoais dentro da empresa, o ambiente torna-se mais leve e positivo.

 

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Comments (1)

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