Como prevenir os Riscos face à exposição a Agentes Químicos Perigosos?

Os Riscos Químicos derivam de substâncias químicas que podem ser classificadas como Poeiras, Fibras, Fumos, Aerossóis, Neblinas, Gases e Vapores. Quando presentes no ambiente, estas substâncias podem ter efeitos sobre a saúde dos(as) trabalhadores(as) penetrando no organismo por via respiratória, via oral, via dérmica, via ocular e via digestiva.

Estes agentes químicos podem ser classificados como representando perigos físicos, perigos para a saúde e para o ambiente. Os perigos para a saúde são serem identificados como altamente tóxicos, irritante/sensibilizadores, efeitos narcóticos, cancerígenos, tóxicos para a reprodução, mutagénicos, tóxicos por aspiração, corrosivo.

As medidas preventivas são essenciais e devem passar primeiro por medidas técnicas, medidas de proteção coletiva, medidas organizacionais e por ultimo, medidas de proteção individual, protegendo assim todos(as) os(as) profissionais que trabalham diariamente em contacto com agentes químicos perigosos.

Quais os equipamentos de proteção mais indicados?

  1. Máscaras de proteção respiratória com filtros adaptados;
  2. Vestuário especial;
  3. Calçado de proteção;
  4. Luvas protetoras adaptadas;
  5. Óculos de proteção/Viseiras.

A questão da Medicina no Trabalho também é muito importante, uma vez que, se algum(a) Trabalhador(a) for exposto(a), o problema será identificado e tratado com a maior brevidade possível.

É da responsabilidade do(a) Técnico(a) de Segurança, identificar e avaliar os riscos dos agentes químicos perigosos, de forma a prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais. O(a) técnico(a) também controla as questões do manuseamento correto destas substâncias, e o tempo limite que os(as) trabalhadores(as) podem ficar expostos às mesmas.

Trabalha diariamente com Agentes Químicos Perigosos? Quer proteger os(as) seus(uas) Trabalhadores(as)?

Inscreva a sua empresa ou envie-nos um e-mail para mais informações: geral@mwl.pt.  

Fontes:

http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/crc/PublicacoesElectronicas/Documents/Guia%20Pr%C3%A1tico%20Exposi%C3%A7%C3%A3o%20a%20Agentes%20Qu%C3%ADmicos.pdf

https://www.dgs.pt/saude-ocupacional/referenciais-tecnicos-e-normativos/guias-tecnicos/guia-tecnico-n-2-pdf1.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *