Os Riscos Químicos derivam de substâncias químicas que podem ser classificadas como Poeiras, Fibras, Fumos, Aerossóis, Neblinas, Gases e Vapores. Quando presentes no ambiente, estas substâncias podem ter efeitos sobre a saúde dos(as) trabalhadores(as) penetrando no organismo por via respiratória, via oral, via dérmica, via ocular e via digestiva.
Estes agentes químicos podem ser classificados como representando perigos físicos, perigos para a saúde e para o ambiente. Os perigos para a saúde são serem identificados como altamente tóxicos, irritante/sensibilizadores, efeitos narcóticos, cancerígenos, tóxicos para a reprodução, mutagénicos, tóxicos por aspiração, corrosivo.
As medidas preventivas são essenciais e devem passar primeiro por medidas técnicas, medidas de proteção coletiva, medidas organizacionais e por ultimo, medidas de proteção individual, protegendo assim todos(as) os(as) profissionais que trabalham diariamente em contacto com agentes químicos perigosos.
Quais os equipamentos de proteção mais indicados?
- Máscaras de proteção respiratória com filtros adaptados;
- Vestuário especial;
- Calçado de proteção;
- Luvas protetoras adaptadas;
- Óculos de proteção/Viseiras.
A questão da Medicina no Trabalho também é muito importante, uma vez que, se algum(a) Trabalhador(a) for exposto(a), o problema será identificado e tratado com a maior brevidade possível.
É da responsabilidade do(a) Técnico(a) de Segurança, identificar e avaliar os riscos dos agentes químicos perigosos, de forma a prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais. O(a) técnico(a) também controla as questões do manuseamento correto destas substâncias, e o tempo limite que os(as) trabalhadores(as) podem ficar expostos às mesmas.
Trabalha diariamente com Agentes Químicos Perigosos? Quer proteger os(as) seus(uas) Trabalhadores(as)?
Entre em contacto connosco: geral@mwl.pt.