Como desenvolver um bom trabalho de equipa?

O trabalho de equipa trata-se de um esforço coletivo para resolver problemas e atingir determinados objetivos. Consiste num grupo de variadas pessoas que se dedicam à realização de uma tarefa.

O trabalho de equipa é uma habilidade que vai além do campo técnico e é exigido em todas as áreas do mercado laboral. Saber trabalhar em harmonia com os(as) colegas é essencial para as empresas, uma vez que, estas irão ser beneficiadas a vários níveis devido a essa mesma habilidade.

O espírito de equipa permite estabelecer ligações entre diversas pessoas que trabalham em conjunto, de modo a fomentar a motivação, e consequentemente, a produtividade e lucro da empresa.

No entanto, por vezes, existem determinados fatores nas empresas que impossibilitam a existência de um bom trabalho de equipa, tais como:

  • Diversidade de personalidades;
  • Modos de estar diferentes;
  • Competências;
  • Stress;
  • Pressão;
  • Falta de reconhecimento;
  • Entre outros.

Fique a par de algumas dicas para desenvolver um excelente trabalho de equipa

  1. Definir objetivos – É extremamente importante que sejam definidos objetivos individuais de cada colaborador(a), bem como os objetivos coletivos da equipa;
  • Confiar – A confiança está intrinsecamente relacionada com o desempenho da equipa.  É fundamental que demonstre confiança quer nas suas próprias competências e capacidades, como na dos(as) seus(uas) trabalhadores(as)/colegas;
  • Estimular a interação da equipa – Quanto mais as pessoas se conhecerem, mais fácil será estabelecer ligações entre elas. A empatia é um excelente meio para alcançar resultados de excelência;
  • Respeito pelo outro – Todas as pessoas são diferentes, e são precisamente essas diferenças que fazem com que as empresas cresçam e sejam alcançados os objetivos desejados. Existem pessoas que têm por exemplo mais capacidades criativas, e outras que são melhores nos processos de análise. O respeito pela diferença é fundamental para o trabalho de equipa;
  • Encorajar sugestões – A opinião de cada colaborador(a) é essencial para que todos(as) se sintam mais motivados;
  • Delegar responsabilidades – Ao delegar tarefas mostra que confia nos(as) trabalhadores(as)/ colegas e é uma forma de promover um bom trabalho de equipa;
  • Avaliação – No fim de cada projeto deve avaliar o desempenho da equipa. O feedback é fundamental para corrigir erros e melhorar no futuro, mas também, para identificar tudo o que foi bem concretizado.

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Cada vez mais as empresas se preocupam com a qualidade de vida dos(as) seus(uas) colaboradores(as), e acreditam que apostar no desenvolvimento pessoal dos(as) trabalhadores pode contribuir para o aumento das suas performances no local de trabalho.

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“Quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos”– Vitor Frank

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