A maior parte das pessoas trabalha para viver, e a única recompensa que retiram do trabalho é o salário mensal. O que nos leva a afirmar que passam a maior parte do seu tempo infelizes, visto que, é no local de trabalho que passam a maior parte do seu tempo.
Para alcançar a felicidade no trabalho é necessário trabalhar diariamente nesse sentido. O mesmo acontece nas empresas e organizações. A felicidade no trabalho não passa por fatores extrínsecos, um funcionário(a) ser promovido(a), ter um bom salário, ou um chefe que não tenha mau feitio. Estas situações irão sempre surgir no mundo laboral. A primeira atitude que tem de ter é mudar a forma como encara o trabalho e os(as) seus(uas) colegas.
Se é no trabalho que passamos a maior parte do tempo é importante que seja um espaço saudável, onde nos sintamos confortáveis, bem connosco e com os outros.
Em Portugal já existem várias empresas que acreditam que apostar em programas de bem-estar para os(as) seus(suas) colaboradores(as), é um passo enorme para aumentar a produtividade da própria empresa. Várias empresas criaram assim, estratégias de felicidade organizacional de forma a que todos(as) os(as) seus(suas) trabalhadores(as) possam ter uma melhor qualidade de vida.
Atualmente, os(as) funcionários(as) procuram um ambiente organizacional que lhes permita encontrar o sentido de propósito que mais contribuem para a sua felicidade e motivação.
A evolução geracional permitiu que as empresas se preocupassem ainda mais com estas questões, uma vez que, as novas gerações que entraram recentemente no mercado de trabalho trouxeram novas perspetivas e novos métodos de trabalho. O mais relevante para estes profissionais, mais do que ganhar um ordenado, ter um horário certo ou emprego seguro, é sentirem-se valorizados, reconhecidos e com sentido de utilidade.
Ver mais em How great leaders inspire action
Perante estes factos, torna-se vital que as empresas consigam oferecer aos(às) seus(suas) colaboradores(as) condições para que estes se sintam reconhecidos, envolvidos e felizes no seu trabalho.
Dicas para melhorar a felicidade no trabalho:
- Seja positivo(a) e acredite em si;
- Apoie os seus colegas e pratique o espírito de entreajuda;
- Encare o trabalho como um desafio e dê o seu melhor;
- Organize o seu tempo e espaço;
- Aprenda a ser resiliente.
O que o(a) impede de ser feliz no trabalho?
- Fazer todas as tarefas em simultâneo;
- Não delegar tarefas;
- Não saber dizer não;
- Desistir antes de tentar;
- Não saber lidar com as adversidades;
- Não definir objetivos;
- Não saber gerir o tempo da melhor forma;
- Procrastinação;
- Ser impaciente.
A felicidade no trabalho nem sempre é uma realidade, no entanto, o importante é estar disposto(a) a procurá-la e desenvolvê-la. O primeiro passo é treinar a sua mente para atingir o máximo potencial.
“Ganhar a vida não é mais suficiente. O trabalho tem de nos permitir viver a vida também.” – Peter Drucker
É feliz no seu trabalho?