A Importância da Proteção de dados na área da Formação

A generalização do uso da Internet pelos estabelecimentos de ensino, com destaque para a criação de websites próprios veio contribuir inevitavelmente para uma aproximação da comunidade educativa à sociedade, através de uma maior demonstração das suas atividades, como também permitir o contacto direto, célere, económico e eficiente de formandos.

 

A segurança e proteção de dados consiste na preservação e proteção de informações e dados de valor para uma empresa, protegendo perante ameaças acidentais ou intencionais e de roubo ou destruição.

Atualmente, o ambiente das empresas é quase todo digital, a recolha e comercialização de dados pessoais é algo relativamente recente. No entanto, é conhecido pela maioria dos utilizadores não só de que os seus dados pessoais circulam pela Internet, como também são legalmente comercializados.

Pode-se definir que a segurança e proteção de dados envolve a segurança de determinados dados, com a intenção de preservar os seus respetivos valores para uma organização ou indivíduo.

Pode-se ainda entender como informação, todo o conteúdo ou dado valioso para um indivíduo e/ou organização. Consistindo em qualquer dado com capacidade de armazenamento ou transferência e que ao mesmo tempo, sirva um determinado propósito.

Por norma, existem três características e atributos básicos relacionados com a segurança de informação e dados, nomeadamente: a confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Em contexto de formação

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos e a sua aplicação crescente no contexto de formação vieram alterar profundamente o modelo de gestão das entidades, quer no plano da organização administrativa, quer no plano educativo e pedagógico, com evidente benefício para a comunicação no seio da comunidade educativa e entre esta e os restantes intervenientes do sistema educativo. A generalização do uso da Internet pelos estabelecimentos de ensino, com destaque para a criação de websites próprios veio contribuir inevitavelmente para uma aproximação da comunidade educativa à sociedade, através de uma maior demonstração das suas atividades, como também permitir o contacto direto, célere, económico e eficiente de formandos.

 

Num universo de crescente gestão eletrónica e de uso dos meios tecnológicos em várias vertentes da vida quotidiana dos cidadãos, reitera-se que é compreensível e desejável que os centros de formação, até pelo dinamismo que os caracteriza, recorram também à Internet como um meio expedito, atual, dinâmico e eficaz de divulgar informação e potenciar a comunicação. Há todo um manancial de informação útil sobre a atividade escolar que é difundida nos sítios da Internet dos estabelecimentos de ensino e que não envolvem dados pessoais, isto é, não envolvem informação relativa a uma pessoa singular, identificada ou identificável, pelo que não se encontra abrangida pela presenta deliberação. Impende, no entanto, sobre as escolas o dever de publicidade de alguns atos administrativos, conforme previsto em disposição legal, a qual pode ou não determinar como é feita essa publicação.

As plataformas eletrónicas de apoio ao ensino constituem uma forma cada vez mais comum de comunicação entre os formadores e os formandos. Estas plataformas permitem a divulgação de informações, conteúdos programáticos, classificações e fomentam também discussões entre formandos e formadores em fóruns.

 

No exercício das suas atribuições e competências, a Comissão Nacional de Proteção de Dados define um conjunto de orientações para os diferentes intervenientes neste tratamento de dados pessoais de modo a garantir a conformidade dos tratamentos com o regime jurídico de proteção de dados e minimizar o impacto sobre a privacidade no contexto da utilização de tecnologias de suporte ao ensino à distância e presencial.

 

Enquanto os controles lógicos estão relacionados com barreiras que impedem ou limitam o acesso aos dados e informações mantidos em ambientes controlados de modo digital.
Para garantir este controle são utilizadas algumas ferramentas e mecanismos.

 

Tipos de controle de segurança e proteção de dados

Em relação a mecanismos e ferramentas que garantem a segurança e proteção de dados, existem dois tipos de controle: Físicos e Lógicos.

Os Controlos Físicos correspondem a todas as barreiras limitadoras de contacto ou acesso direto à informação ou à infraestrutura criada para garantir o armazenamento de dados.

 

Enquanto os controles lógicos estão relacionados com barreiras que impedem ou limitam o acesso aos dados e informações mantidos em ambientes controlados de modo digital.

Para garantir este controle são utilizadas algumas ferramentas e mecanismos, tais como:

  • Criptografia: É um mecanismo de segurança que utiliza esquemas matemáticos e algoritmos para codificar dados e informações. Estes apenas poderão ser descodificados por indivíduos ou organizações que possuem a chave de acesso a estes dados.
  • Assinatura Digital: Abrange um conjunto de dados criptografados, associados a um documento. Garantindo assim a preservação da identidade, integridade e não repúdio de documentos assinados.
  • Biometria, palavras-chave, cartões inteligentes e firewall são outros exemplos de mecanismos e ferramentas que procuram garantir a proteção de dados.

 

A conservação e proteção de dados é uma prioridade para a MWL.

Apostamos em ferramentas que garantem a segurança de informações e dados. Desenvolvendo e disponibilizando áreas de cliente individuais e específicas para cada cliente, onde todas as informações são dispostas de forma encriptada.

É sem dúvida essencial que tenhamos acesso ao contacto do cliente e a todo o seu perfil e preferências, para que se torne extremamente mais fácil proporcionar uma excelente experiência ao cliente. No entanto, é essencial que toda esta informação seja armazenada e protegida.

Se desejar saber mais informações sobre este tema, pode nos contactar.

Fonte: CNPD

 

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