A comunicação é fundamental, tanto nas relações pessoais como nas relações organizacionais, e educacionais. A comunicação humana é composta tanto pela linguagem/comunicação verbal como pela não verbal, e pela perceção do contexto em que ocorrem as interações. Comunicamos para estabelecer relações com os outros e para as fortalecer,mas também, para influenciar, levar a agir ou simplesmente proporcionar prazer.
A maior parte da nossa comunicação é realizado através da linguagem não-verbal. Em países de idiomas diferentes e diversidade cultural, há uma compreensão da mensagem pela expressão não verbal, isto é: um sorriso é sempre um sorriso, o choro é sempre choro, a arrogância é sempre arrogância, o medo ou angústia são expressados pelos mesmos gestos de suor nas mãos, tensão ou atitudes de pouca acessibilidade.
Nas empresa, a comunicação não-verbal é fundamental para os processos de gestão de pessoas, principalmente quando falamos de recrutamento e seleção. A comunicação não verbal é importante para todo o processo de gestão das organizações, já que leva a diminuir conflitos com a diminuição de comunicacções contraditórias. Quando interpretamos a linguagem não verbal, percebemos quais são as reais intenções da pessoa que comunica ao longo de uma conversa.
Os benefícios de uma boa rotina de comunicação na área de RH:
- Alinhamento de objetivos
Uma comunicação clara e objetiva possibilita uma melhor ligação entre empresa- colaborador(a), onde os objetivos de ambos conseguem encontrar uma sintonia;
- Trabalhadores(as) motivados
Quandos os(as) profissionais conseguem perceber o porquê e para quê que têm de elaborar determinada tarefa, acabam por se dedicar mais à empresa, tendo consciência do seu trabalho para a mesma;
- Resolução de conflitos
Quandos os(as) colaboradores(as) se sentem à vontade para expor as suas dificuldades e problemas, com uma comunicação aberta, é possível que esses mesmos problemas se resolvam com maior rapidez e eficácia;
- Bons relacionamentos interpessoais
Com uma boa comunicaçao, os relacionamentos interpessoais tornam-se mais saudáveis e proporcionam um melhor ambiente de trabalho;
- Maximização de processos
Se os(as) profissionais estiverem empenhados e motivados, os processos são realizados numa velocidade maior e com maior eficiência.
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