Menu

Programa
Prevenir a formação de Atmosferas Explosivas

A proteção contra explosões reveste-se de particular importância no âmbito da segurança, visto que as explosões põem em risco a vida dos(as) trabalhadores(as) devido aos efeitos incontrolados das chamas e das pressões, bem como em virtude da presença de produtos de reação nocivos e do consumo do oxigénio do ar, tornando-o irrespirável pelos(as) trabalhadores(as). Felizmente, as explosões e os acidentes provocados por incêndios não são as causas mais frequentes de acidentes de trabalho, embora tenham consequências profundas e dramáticas em termos de perda de vidas humanas e de custos económicos.

 

Por esta razão, para que se possa estabelecer uma estratégia coerente de prevenção de explosões, torna-se necessário adotar medidas de engenharia, administrativas e de proteção individual no local de trabalho.

A L. 102/2009, de 10 de setembro, exige que o(a) empregador(a) adote as disposições necessárias à defesa da segurança e saúde dos(as) trabalhadores(as), designadamente medidas de prevenção dos riscos profissionais, de informação e de formação, devendo prever para o efeito as devidas disposições de organização e os meios necessários.

A MWL pretende incentivar/ajudar todos(as) os(as) responsáveis em matéria de segurança e saúde, a aplicarem a Diretiva ATEX de forma responsável e rigorosa, a fim de evitar ou, pelo menos, reduzir ao mínimo os riscos derivados de atmosferas explosivas e permitindo que a entidade empregadora dê resposta ao requisito legal D.L. 230/2003, de 30 de setembro e proporcione um bom ambiente de trabalho.  Estamos a promover os Cursos Diretiva ATEX  e Atmosferas ATEX com a duração de 8h, a serem realizado nas instalações do(a) cliente e mediante a sua disponibilidade. Estamos disponíveis para prestar mais esclarecimentos através do email: geral@mwl.pt e do telemóvel: 962 304 097.